Programa de Carioca: Domingão no Aterro do Flamengo

By | March 3, 2013 at 11:57 pm | One comment | Posts quentes, Rio de Janeiro | Tags: ,

A série “Programa de Carioca” está de volta ao Sem Destino, mostrando os principais pontos onde os locais curtem a Cidade Maravilhosa. O Aterro do Flamengo é um desses lugares, com sua bela vista para a Baía de Guanabara de um lado e para o skyline do Centro da Cidade do outro. Ao todo, são 1,2 milhão de metros quadrados construídos em um área onde antes estava o mar (daí o nome de Aterro do Flamengo), com flora formada por espécies nativas selecionadas por Burle Marx e diversos aparelhos para a prática dos mais variados esportes. Tem pista para aeromodelismo, tanque para modelismo naval (esse vazio há alguns anos), skate park e quadras de futebol, vôlei, basquete e tênis. Aos domingos e feriados, o Aterro fica ainda melhor. Com o fechamento da pista para os carros, entre as 7h e 18h, sobra espaço para uma corrida, uma pedalada ou simplesmente um bom passeio apreciando a vista.

aterro-do-flamengo-1456 aterro-do-flamengo-1459
aterro-do-flamengo-1469

Assista ao vídeo do nosso passeio:

Mas o Aterro do Flamengo oferece também outras opções para seus visitantes menos atléticos. Quem busca um programa barato, pode simplesmente sentar em um quiosque perto do aeroporto e apreciar a vista, assistindo aos aviões pousarem e decolarem. Outra opção é visitar um dos meus monumentos favoritos na cidade, o Monumento Nacional aos Mortos na Segunda Guerra Mundial. A construção é imponente e faz um belo contraste com a Baía de Guanabara. A visita ao seu interior é gratuita e vale a pena. Embora conte com poucas peças na exposição sobre a Força Expedicionária Brasileira em sua campanha na Itália, vale para sabermos um pouco mais sobre a história do nosso país na guerra. Mas é no subsolo que está a parte mais emocionante do passeio: o mausoléu onde estão os corpos de 462 pracinhas brasileiros mortos em combate, alguns que nem foram reconhecidos.

aterro-do-flamengo-1462
aterro-do-flamengo-1480 aterro-do-flamengo-1486 aterro-do-flamengo-1505

 

Para quem busca algo mais cultural, o Museu de Arte Moderna fica logo ali ao lado, sempre com novas exposições e um bom acervo fixo, de cerca de 11 mil peças. A entrada custa R$ 12 por pessoa.

 

Passear pelo parque é relativamente seguro, com guardas municipais fazendo a ronda por diversas áreas, mas isso não quer dizer que você possa andar relaxado. Quando estive lá nesse fim de semana, presenciei um assalto, então vale prestar atenção nos pertences e não dar mole com câmeras e telefones.

aterro-do-flamengo-1526 aterro-do-flamengo-1536 aterro-do-flamengo-1541 aterro-do-flamengo-1552 aterro-do-flamengo-4942 aterro-do-flamengo-4944 aterro-do-flamengo-4946

 

 

 

aterro do flamengo rio de janeiro

Um comentário

  1. Boia Paulista (1 year ago)

    Oi, Pedro. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia Paulista

Comments

© 2012 Blog Sem Destino. All rights reserved.
css.php
Get Adobe Flash player