Lado B de São Paulo – Fonte da Água Petrópolis Paulista

By | October 23, 2012 at 10:53 pm | One comment | São Paulo | Tags:

São Paulo e suas surpresas… quem imagina que no meio da selva de pedra da Terra da Garoa exista uma fonte da mais pura água mineral? Que você pode simplesmente chegar lá com o seu galão e, por um preço baixíssimo, encher de água como se estivesse em uma cidade do interior? Pois a fonte da Água Petrópolis Paulistaé uma das únicas no meio de uma grande metrópole em todo mundo. O nome, que pode gerar confusão com a cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, vem da estação de bonde chamada Parada Petrópolis, que existia ali na década de 40. Logo ao lado, dentro de uma fazenda, jorrava água fresca e de graça, que matava a sede do pessoal. Logo, muitas pessoas passaram a ir ao local só por causa da água e o proprietário da fazenda, vendo o potencial do lugar, conseguiu logo o licenciamento para vender o líquido.

Petrópolis Paulista

O local por onde chega a água da mina

Petrópolis Paulista

As três minas d’água da Petrópolis Paulista

Fui levado a conhecer o local pela pessoa que mais conhece de São Paulo no mundo, a personal guide Flavia Liz di Paolo. O mais interessante é que a fonte fica no meio do bairro Santo Amaro, a cinco quilômetros do poluído Rio Pinheiro. Mas as minas d´água estão bem protegida por pedras, com profundidades que vão de 130m a 500m abaixo da superfície. Quem garante é o proprietário da empresa, Amilcar Lopes Júnior, cuja família comprou o negócio nos anos 80. Tivemos uma verdadeira aula sobre lençóis freáticos com ele, que estudou biologia em Portugal e se especializou em águas antes de assumir o negócio. A água retirada pelas bombas é envasada ali mesmo e segue para os supermercados e para hotéis de luxo, como Fasano, Hyatt e Copacabana Palace, que pagam para ter a água com seus nomes no rótulo da garrafa, os chamados de private labels. Quem quiser algo mais simples, pode simplesmente chegar ao local com um galão e pagar cerca de R$ 0,30 pelo litro.

Petrópolis Paulista

Cliente enchendo seu galão direto na fonte

Petrópolis Paulista Leia outros posts da série ‘Lado B de São Paulo':
Cozinha da Granja
Plantação de café do Instituto Biológico

Serviço:
Água Petrópolis Paulista
Rua Péricles, 376 – Jardim Petrópolis
11 5041-0162
www.petropolispaulista.com.br 

Rua Péricles, 376 - Jardim Petrópolis Sao Paulo

Um comentário

  1. Leila Dressler (2 years ago)

    São Paulo e suas grandes surpresas… e sempre nossa grande personal guide Flavia Liz Di Paolo nos apresentando essas raridades maravilhosas!!! Obrigada querida!

Comments

© 2012 Blog Sem Destino. All rights reserved.
css.php
Get Adobe Flash player