Largo do Boticário: mesmo abandonado, vale a visita

By | October 15, 2012 at 12:11 pm | One comment | Rio de Janeiro | Tags:

Escondido no final da rua Cosme Velho, próximo ao número 822 e a apenas 100 metros da estação do trem do Corcovado, o Largo do Boticário é um desses recantos escondidos do Rio de Janeiro que merece uma visita. Em seus tempos áureos, seus casarões em estilo neocolonial, datando do começo do século XX, serviram de moradia para nomes ilustres e palco de festas e reuniões animadas. Hoje, mesmo relegado ao abandono, o Largo do Boticário ainda impressiona os visitantes.

Largo do Boticário - Rio de Janeiro

O Largo do Boticário tem esse nome por ter servido de residência ao boticário Joaquim Luís da Silva Souto, que tinha entre seus clientes a família real. Era comum D.Pedro II passar por ali a cavalo para uma visita. Em 1970, o largo serviu de cenário para o filme “007 contra o foguete da morte.

Largo do Boticário - Rio de Janeiro

O lugar é acessado pelo Beco do Boticário, com uma pequena ponte que passa sobre um dos únicos lugares da cidade onde é possível ver o rio Carioca a céu aberto. No meio da praça, há um pequeno monumento onde se pode ler, escrito em uma placa de bronze, a frase “Vós que morais neste encanto, sob a bênção da água e do silêncio, lembrai-vos que de vós depende o encanto daqui”. Infelizmente, as sete casas do Largo do Boticário estão entregues a baratas, e algumas foram invadidas. Há anos ouço promessas de revitalização da área, mas elas nunca saem do papel. Uma pena.

Largo do Boticário - Rio de Janeiro

Felizmente há uma esperança. Com uma lei da Prefeitura do Rio de Janeiro permitindo o aproveitamento comercial de imóveis tombados, é possível que o lugar renasça das cinzas. A casa 32, que serviu de moradia a um Marechal nos anos de 1850, virou um simpático Bed & Breakfast. Meu sonho é ver outros empreendimentos aparecendo por ali, restaurando o casario antigo e trazendo de volta o glamour ao Largo do Boticário.

Quer receber as notícias fresquinhas do blog no seu email? Assine o nosso feed:

E aproveite para seguir todas as redes sociais do Sem Destino:

 

cosme velho rio de janeiro

Um comentário

  1. Alexandre Costa (1 year ago)

    Eu estive no Largo do Boticário em Maio e fiquei impressionado com o lugar. Estava fazendo hora pra aguardar o horário do meu bilhete para o Trem do Corcovado e acabei chegando lá sem querer. Espero que ocorra uma revitalização do loca.

    Um abraço!

Comments

© 2012 Blog Sem Destino. All rights reserved.
css.php
Get Adobe Flash player