‘Descobrindo o Brasil’ – Uma análise final

By | October 13, 2012 at 11:51 pm | 11 comments | Descobrindo o Brasil | Tags:

Dois blogueiros e um Ecosport em uma aventura de 23 dias, percorrendo 2,8 mil kms, passando por quatro estados, 15 cidades e mais de 30 praias, parando em 10 albergues e pousadas diferentes e enchendo 250GB com mais de 5 mil arquivos de fotos e vídeos. Ufa!!! Esse foi o ‘Descobrindo o Brasil’, projeto pioneiro na blogosfera viajante brasileira com o objetivo de destacar o que esse país tem de melhor para oferecer e que nem sempre é divulgado.

Descobrindo o Brasil

Em nossa jornada, vimos lugares lindos que ainda não entraram no grande circuito turístico do Nordeste, lugares explorados apenas pela galera do kitesurf, amante do vento constante que impulsiona as pipas e colore o céu e o mar dessa região. Gringos que conhecem uma parte do país que muitos brasileiros nem sonha existir. Gente que trocou o sucesso financeiro por uma vida simples, vivendo do esporte e das belezas naturais da região sem agredí-la, trabalhando por um turismo sustentável, responsável. É o caso da galera do Albergue da Jangada e da Escola de Kite Gostoso, em São Miguel do Gostoso. Gente como Flávio, Fabi, Rémi e Beatriz, que vieram de fora para tirar o sustento nesse belo pedaço de litoral potiguar e resolveram dar algo em troca para a comunidade, investindo em talentos locais do kitesurf como Marquinho, Ledeilson e Naldinho. Um cenário que parece ser replicado onde quer que os fortes ventos cheguem, como Barra Grande, no Piauí, ou Icaraí de Amontada, no Ceará. (Leia todos os posts do ‘Descobrindo o Brasil’)Descobrindo o Brasil

Mais do que apenas viajar e desbravar esses lugares, nosso objetivo era inspirar, mostrar que descobrir o Brasil é simples e pode ser mais barato do que você imagina. Esqueçam os pacotes dos sites de compras coletivas, esqueçam CVCs e afins. Pé na estrada. Esse é o nosso espírito. E hoje em dia, o país está preparado para turistas assim, com uma infraestrutura de albergues e pousadas de alto nível, com excelente serviço e bons preços. Lugares onde você se sente em casa, ao contrário da impessoalidade dos populares resorts. Ficamos impressionados também com a qualidade das estradas do Nordeste. Tapetes bem conservados do Rio Grande do Norte ao Maranhão, com alguns ocasionais trechos em más condições. Eu, com meu pouco conhecimento de Nordeste, esperava menos estrutura e mais problemas, mas nossa viagem seguiu tranquila por todo o tempo.

Descobrindo o Brasil

Parte dessa tranquilidade eu devo ao meu companheiro de viagem, Átila Ximenes, parceiro de verdade, que aturou todas as minhas loucuras e idiossincrasias, trabalhando forte para a gente transformar uma viagem pelo Nordeste em um projeto de sucesso. Para isso, contamos também com um time de parceiros de peso, que nos apoiaram desde o começo.  Ford, Hostelling International, Ministério do Turismo, Minube e iPostal acreditaram nestes dois blogueiros e deram uma demonstração de confiança na blogosfera viajante nacional ao aliar seus nomes ao ‘Descobrindo o Brasil’. Nosso último agradecimento vai para os leitores do Sem Destino e do Vou Contigo, que acompanharam tanto nos blogs quanto nas redes sociais, toda a nossa saga, lendo, assistindo aos vídeos, comentando, compartilhando, retuitando. Esse projeto foi feito para vocês.

Descobrindo o Brasil

O ‘Descobrindo o Brasil’ ainda continua nos dois blogs e nas redes sociais, com muitos posts, fotos e vídeos ainda para publicar. E o projeto volta em 2013, com muitas surpresas e novos destinos por esse nosso grande país.

Descobrindo o Brasil

Veja por onde passou o ‘ Descobrindo o Brasil’

Natal- RN
Pipa- RN
São Miguel do Gostoso-RN
Touros-RN
Mossoró-RN
Tibau-RN
Icapuí-CE
Fortaleza-CE
Icaraí de Amontada-CE
Almofala-CE
Jericoacoara-CE
Barra Grande-PI
Parnaíba-PI
São Luis-MA
Alcântara-MA


View Larger Map

O “Descobrindo o Brasil” é um projeto dos blogs Sem Destino e Vou Contigo que vai desbravar algumas das praias menos conhecidas do Nordeste. Conheça nossos parceiros: Ford Novo EcosportHostelling InternationalMinistério do TurismoMinube e iPostal.

Para receber postais do Sem Destino gratuitamente durante a viagem basta fazer um cadastro clicando neste link.

E aproveite para seguir todas as redes sociais do Sem Destino:

11 Comentários

  1. Roberta Martins (1 year ago)

    Viajar de carro pelo nordeste é um sonho antigo, as fotos e relatos de vocês me inspiram ainda mais. Vida longa ao projeto!

  2. Ana Paula Fidelis (1 year ago)

    Este projeto foi realmente muito interessante. Parabéns!
    Deu vontade de pegar o carro e conhecer o Brasil! : )

  3. Fábio Lima (1 year ago)

    Já havia comentado no post lá no VOU CONTIGO, mas repito aqui que sou fã e brother desses dois caras. Então tanta competências junta não poderia ter outro resultado, se não um projeto de tanta qualidade!

    Parabéns as empresas que apoiaram isso e tiveram a visam dos benefícios que se tem quando se envolvem com algo desse tipo! Geração de conteudo de qualidade tras muita coisa boa para marca e as vezes é bem mais importante do que só pensar numa campanha de cliques e views!

    Parabéns a todos os envolvidos! E que venha mais projetos como esses muito em breve!!!

    Abs!

  4. Jodrian Freitas (1 year ago)

    Um belo projeto, com resultados maravilhosos. Parabéns Pedro Serra e Átila Ximenes e os patrocinadores e apoiadores que acreditaram que boas idéias em mãos competentes geram bons resultados.

  5. Átila Ximenes (1 year ago)

    Meu brother, foi um prazer te aturar esses dias! Hahahaha
    Foram dias de muito aprendizado, sou fã do teu trabalho.
    Estou feliz por tudo que a gente fez, pelos lugares que passamos e pelo conteúdo que colhemos.
    Grande abraço.

  6. gleiber (1 year ago)

    Cara! Vocês dois são demais, o projeto é demais, os parceiros de vocês são feras demais. De menos aqui só o meu tempo, que não dá para ir correndo para o nordeste repetir o roteiro igualzinho, sem tirar nem por. Essa era a minha vontade. Se vocês queriam inspirar as pessoas, deu muito certo!

  7. Ludmy Paiva (1 year ago)

    Eu sempre acreditei em vocês e na idéia. Mas assim mesmo, o resultado foi melhor do que eu esperava. Parabéns, fico muito feliz de ter acreditado e apoiado vocês através do minube também. É nesse tipo de projeto que nós acreditamos como empresa. Como o Fábio disse, ” Geração de conteudo de qualidade tras muita coisa boa para marca e as vezes é bem mais importante do que só pensar numa campanha de cliques e views!”

    Um abraço pros dois!

  8. Marcelo Marques (1 year ago)

    Olá rapazes!
    Primeiro, quero dar os parabéns pela aventura, muito legal acompanhar vocês.
    Agora, que tal contar um pouco desta aventura no “Papo de Viajante” da Rádio CBN? Acredito que muita gente vai gostar de ouvir os relatos de vocês.

  9. Edson Maiero (1 year ago)

    Uau, que aventura maravilhosa. Projeto nota 10!! Parabéns Pedro.

    Edson Maiero

  10. Pedro Serra (1 year ago)

    Claro, amigo. Como fazemos?

  11. Douglas Sawaki (1 year ago)

    Que grande aventura heim! Um projeto que merece ser elogiado!!
    250 Gb de arquivos?!?! Fico aguardando então os posts que ainda virão!

    Abraço!!

Comments

© 2012 Blog Sem Destino. All rights reserved.
css.php
Get Adobe Flash player