‘Descobrindo o Brasil’ – Alcântara, uma cidade de história e beleza

By | October 9, 2012 at 2:00 am | 6 comments | Descobrindo o Brasil | Tags: , ,

É exatamente por causa de lugares como Alcântara que surgiu o projeto ‘Descobrindo o Brasil’. Um lugar que até recebe turistas durante o ano, mas é totalmente mal explorada e desconhecida de uma grande maioria, enquanto que a outra parte apenas a conhece pelo seu centro histórico. Já falei sobre isso aqui no post de ontem, mas o fato é que a cidade merece mais do que apenas algumas horas de visitação. Alcântara precisa (e merece) ser explorada e divulgada. Claro, não espero (muito menos desejo) que pare um busão da CVC por aqui… quero apenas que pessoas como os gringos que conhecemos no albergue em São Luis, que estavam à caça do que fazer após três dias na capital maranhense, saibam de sua existência e que vale a pena andar por essas bandas.

(Leia todos os posts do ‘Descobrindo o Brasil)

Alcântara - MaranhãoAlcântara - Maranhão

Nesta segunda-feira fizemos um novo passeio pelo centro histórico de Alcântara, dessa vez na companhia de um guia, o Danilo, que convenientemente é também o dono da pousada Bela Vista, onde estamos hospedados. Conhecemos a história por trás do casario antigo e das ruínas que havíamos visto pela cidade no dia anterior. Acontece que a cidade já foi capital de capitania hereditária, abrigou a aristocracia maranhense, teve anos de pujança com a venda de algodão, foi praticamente abandonada quando as exportações da matéria prima caíram, sofreu um novo êxodo quando ali foi instalada uma cadeia pública e renasceu, ainda que timidamente, quando a cadeia foi embora. Hoje, são cerca de 22 mil moradores em todo o município, que tem cerca de três vezes o tamanho de São Luis, e uns 7 mil na cidade. O casarío reflete toda essa história, com construções dos séculos 17, 18 e 19 e muitas ruínas de casas que foram abandonadas no período de debandada geral. Quem acompanha o Sem Destino há mais tempo já sabe da minha paixão por cidades históricas, então Alcântara foi uma grata surpresa em nossa viagem.

Alcântara - Maranhão

Alcântara - Maranhão

Átila Ximenes, do blog Vou Contigo, e nosso guia, Danilo

Mas a surpresa não veio somente pelo centro histórico bem conservado, mas tabém por saber que há diversas outras atrações em volta. Infelizmente tínhamos pouco tempo na cidade, e tivemos que escolher o que fazer. Optamos pelo passeio de barco para ver a revoada dos Guarás, que acontece perto do pôr do sol. Pegamos o barquinho no pequeno porto da cidade por volta das 15h e, antes de seguir para o ponto de observação, fomos até a Ilha do Livramento. Caminhamos por cerca de 40 minutos por uma extensa faixa de areia até uma área pedregosa, parecendo com um solo lunar. Engraçado que essa praia deserta tem vista para os prédios de São Luis, que fica a apenas 18 kms pelo mar. Partimos de lá apressadamente quando começamos a ser atacados por mosquitos gigantes que pareciam furar nossa pele com seringas… nunca tinha visto isso antes.

Alcântara - Maranhão

Fugindo dos mosquitos gigantes

Alcântara - Maranhão

Alcântara - Maranhão

O barco, que nos havia deixado em um lado da ilha, deu a volta para nos pegar e continuar navegando, por cerca de 1h, vagarosamente, até os Igarapés . O cenário era deslumbrante, com o mangue, o sol se pondo, céu azul, o mar, as palafitas dos pescadores de camarão e, no meio de tudo isso, os guarás vermelhos, centenas deles, voando. Enchi dois cartões de memória com fotos e vídeos. Infelizmente, não estava com o equipamento necessário. Como a maré estava muito vazia, não pudemos pegar os riozinhos que vão até perto das árvores, e a minha lente 200mm não dava conta do recado. Mesmo assim, valeu a viagem, com tudo isso bem registrado na memória.

Alcântara - Maranhão

Alcântara - Maranhão

E este foi o último passeio do ‘Descobrindo o Brasil’. Nesta terça-feira, começamos o longo e tortuoso caminho de volta para casa. Regressamos a São Luis, onde passamos o dia, devolvemos o nosso Novo Ecosport para a Ford, reencontramos os amigos do Hostel Solar das Pedras e, na madruga, pegamos nossos voos, já pensando em quando será a próxima viagem por esse imenso Brasil.

Alcântara - MaranhãoAlcântara - Maranhão

O “Descobrindo o Brasil” é um projeto dos blogs Sem Destino e Vou Contigo que vai desbravar algumas das praias menos conhecidas do Nordeste. Conheça nossos parceiros: Ford Novo EcosportHostelling InternationalMinistério do TurismoMinube e iPostal.

Para receber postais do Sem Destino gratuitamente durante a viagem basta fazer um cadastro clicando neste link.

E aproveite para seguir todas as redes sociais do Sem Destino:

6 Comentários

  1. Lillian Brandão (1 year ago)

    Ei Pedro,

    Quanta foto linda! :) Minha passagem por São Luís foi tão rápida que não conheci Alcântara. Parece ser muito interessante! Espero voltar com mais tempo para passear pela região.

    Parabéns pelo projeto `Descobrindo o Brasil`. Adorei acompanhar esta viagem! Bom regresso!

    Abraços,
    Lillian.

  2. Pedro Serra (1 year ago)

    Valeu, Lillian!!! O projeto realmente foi muito legal. Estou muito triste de ter terminado…

    Bjsss

  3. Rafael (1 year ago)

    Novamente um post com fotos fantásticas! E parabéns pelo projeto, mais uma vez! Pena que acabou.

  4. Rodrigo Nominato (1 year ago)

    Olá Pedro, legal saber dessa sua paixão por cidades históricas, passando por Minas dá um toque, aqui tem várias interessantes que talvez eu possa lhe ajudar. E quanto a Alcântara, interessante demais. Quando eu for ao Maranhão irei pegar o ferry boat em São Luis para conhecer essa cidade.
    Abraços, Rodrigo.

  5. Pedro Serra (1 year ago)

    Valeu, Rodrigo.

    sou grande fã das cidades históricas de minas… Já estive em Mariana, Ouro Preto e Tiradentes e amei todas elas. Quando for de novo, pode deixar que entro em contato.

    Abraço,

    Pedro

  6. Rodrigo Nominato (1 year ago)

    Contacte-me mesmo! Estarei a disposição para o que precisar…

Comments

© 2012 Blog Sem Destino. All rights reserved.
css.php
Get Adobe Flash player