‘Descobrindo o Brasil’ – Alcântara, a jóia escondida do Maranhão

By | October 8, 2012 at 12:54 am | One comment | Descobrindo o Brasil | Tags: , ,

Confesso que já estava ficando um pouco agoniado em São Luis. Já havíamos visto o Centro Histórico e visitado algumas praias. Era hora de seguir em frente. Em todos os relatos que vimos sobre Alcântara na Internet, as pessoas haviam apenas passado uma tarde na cidade, e é isso que pensávamos em fazer. Por sorte, resolvemos em cima da hora que iríamos dormir na cidade, para não perder o por do sol nosso de cada dia. A decisão foi acertada. Alcântara é uma cidade de muitos encantos, que vão além do seu famoso centro histórico, com suas construções e ruínas que te levam a uma viagem no tempo.

Alcântara, Maranhão

Alcântara, Maranhão

Na região, há passeios de barco para ilhas e praias belíssimas e praticamente inexploradas, revoadas de pássaros guará e uma forte cultura negra, resultado de uma população formada por 80% de negros, com diversas comunidades quilombolas. O engraçado é que, mesmo perguntando por diversas vezes, nenhum maranhense com quem conversamos nos falou sobre essas atrações, e nos recomendava a fazer apenas um bate e volta na cidade.

Alcântara, Maranhão

Alcântara, Maranhão

Para chegarmos a Alcântara, pegamos um ferry boat em São Luis, pagando a bagatela de R$ 68 para duas pessoas e o nosso Ecosport. Após cerca de uma hora e meia de travessia, chegamos ao porto e ainda dirigimos por cerca de 30 minutos para chegar. Para quem vem sem carro, há um barco que faz a travessia diretamente até a cidade. Fomos muito bem recebidos pelos amigos da pousada Bela Vista, que realmente faz juz ao nome, com uma vista para o mar e São Luis ao fundo. Fizemos uma das melhores refeições da viagem, um Gurijuba Alcantarense, no próprio restaurante da pousada. O prato, um filé de peixe ao molho de macaxeira e camarões, é um patrimônio imaterial de Alcântara. Por R$ 59, comemos eu e o Átila, do blog Vou Contigo, e ainda sobrou.

Alcântara, Maranhão

Alcântara, Maranhão

Apesar do cansaço, saímos para conhecer a cidade. Ficamos impressionado com a beleza do centro histórico, com ruínas e construções antigas (amanhã vamos descobrir o que elas são e de que época). Como a cidade fica em uma elevação, há também uma belíssima vista para o mar, onde assistimos um dos melhores pores do sol da nossa viagem. A cidade estava lotada, em festa pelas eleições, com gente por tudo quanto é lugar. Decidimos até esticar mais um dia em nossa estada aqui. Realmente após alguns dias um pouco depressivos em São Luis, finalmente fizemos valer nossa vinda ao Maranhão.

Quer receber as notícias fresquinhas do blog no seu inbox? Cadastre o seu email aqui:

Alcântara, Maranhão

Alcântara, Maranhão

O “Descobrindo o Brasil” é um projeto dos blogs Sem Destino e Vou Contigo que vai desbravar algumas das praias menos conhecidas do Nordeste. Conheça nossos parceiros: Ford Novo EcosportHostelling InternationalMinistério do TurismoMinube e iPostal.

Para receber postais do Sem Destino gratuitamente durante a viagem basta fazer um cadastro clicando neste link.

E aproveite para seguir todas as redes sociais do Sem Destino:

alcantara, maranhao

Um comentário

  1. Ludmy Paiva (2 years ago)

    Fotos belíssimas, Pedro. Pra isso o “Descobrindo o Brasil” foi feito: Para descobrir estas jóias pouco conhecidas no nosso país. um beijo e bom dia!

Comments

© 2012 Blog Sem Destino. All rights reserved.
css.php
Get Adobe Flash player