‘Descobrindo o Brasil’ – Um mergulho no Centro Histórico de São Luis

By | October 6, 2012 at 3:16 am | One comment | Descobrindo o Brasil | Tags: , ,

Um descanso na nossa rotina de praias, sol e paisagens incríveis. Com a nossa mudança de roteiro, tiramos a manhã desta sexta-feira para  recuperar as energias após a maratona de ontem. Acostumados a um ritmo mais intenso, logo nos cansamos de descansar e fomos para a rua… afinal, São Luis e toda a sua beleza histórica nos esperavam além das portas do albergue.

(Leia todos os posts do ‘Descobrindo o Brasil’)

São Luis - Maranhão

São Luis - Maranhão

O Centro Histórico de São Luis foi reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1997. No começo, em 1531, era apenas um pequeno povoado luso-espanhol. Passou para as mãos dos franceses, em 1612, voltou para as mãos dos portugueses 3 anos depois, e ainda ficou sobre domínio holandês entre 1641 e 1644. Uma história que se reflete no conjunto arquitetônico do lugar, formado por algumas centenas de casas coloniais. Boa parte está em bom estado de conservação e ainda exibe os famosos azulejos portugueses. Outras, mereciam ser mais bem tratadas.

São Luis - Maranhão

São Luis - Maranhão

Nosso almoço foi no Antigamente, um dos restaurantes mais conhecidos do Centro Histórico de São Luis. Boa comida, com um preço razoável e um atendimento dentro do padrão da cidade, ou seja, amistoso e simpático, mas pouco eficiente. (Leia sobre o restaurante no Minube Brasil)

São Luis - Maranhão

São Luis - Maranhão

Subimos até a praça onde ficam as sedes dos governos municipal e estadual, o fórum e a catedral. Os prédios são bonitos e, do local, ainda é possível assistir a um belíssimo pôr do sol. Lá encontramos o cantor Felipe Valença, ex-Nação Zumbi e que hoje desenvolve um trabalho solo, com música na novela ‘Lado a lado’. Nosso novo amigo nos contou um pouco sobre a história do lugar, a cena cultural de São Luis e sobre a política local.

São Luis - Maranhão

São Luis - Maranhão

Seguindo a dica do Felipe, ficamos para assistir ao arriamento da bandeira pela capitania dos portos. O evento acontece diariamente às 18h e vem carregado de tradição, com o capitão tocando uma espécie de apito que, antigamente, servia para avisar sobre navios invasores na região.  Com a noite caindo, começamos a nos sentir um pouco inseguros ali. Cheios de equipamentos, eramos alvos fáceis de ladrões. Começamos nosso caminho de volta para o Hostel Solar das Pedras, parando para tirar uma foto aqui e outra ali.

São Luis - Maranhão

 

Amanhã voltamos à nossa rotina praiana, visitando a praia de Boa Viagem.

O “Descobrindo o Brasil” é um projeto dos blogs Sem Destino e Vou Contigo que vai desbravar algumas das praias menos conhecidas do Nordeste. Conheça nossos parceiros: Ford Novo EcosportHostelling InternationalMinistério do TurismoMinube e iPostal.

Para receber postais do Sem Destino gratuitamente durante a viagem basta fazer um cadastro clicando neste link.

E aproveite para seguir todas as redes sociais do Sem Destino:

Quer receber as notícias fresquinhas do blog no seu inbox?
Coloque o seu email aqui:

São Luis, maranhao

Um comentário

  1. Marcelo Marques (2 years ago)

    Fantásticas estas fotos!
    São Luiz é uma capital linda, infelizmente mal cuidada.
    Apesar de ter nascido nesta capital, só fui conhece-la em 2006 e fiquei apaixonado pela cidade.
    E digo a vocês, é com muita satisfação ver que vocês a retrataram não pelas suas mazelas, mas sim pelas suas belezas arquitetônicas.
    Lógico que vocês irão aos Lençois, né?
    Abçs.

Comments

© 2012 Blog Sem Destino. All rights reserved.
css.php
Get Adobe Flash player