‘Descobrindo o Brasil’ – De buggy por Jericoacoara

By | October 1, 2012 at 1:33 am | One comment | Descobrindo o Brasil | Tags: , ,

Mais um dia no paraíso. Jericoacoara realmente é tudo o que eu já tinha ouvido falar… e mais um pouco. Praias, dunas, mangues, pessoas bonitas, lojas legais, restaurantes deliciosos. Tudo o que você precisa para passar um temporada relaxando e aproveitando a vida. Acordamos cedo no Jeri Brasil Hostel, aproveitamos o café da manhã bem servido e pegamos um buggy da Jeribuggyacoara para conhecer a região.

(Leia os outros posts do projeto ‘Descobrindo o Brasil’)

Jericoacoara

Nosso bugueiro, Francisco

Jericoacoara

Mangue Seco

Começamos o passeio por uma longa faixa de areia saindo de Jericoacoara, cruzamos um rio de balsa, passamos pelo belíssimo Mangue Seco até chegar a Tatajuba Velha. A cidade foi engolida pelas dunas nos anos 80 e, de cerca de 140 casas da região, sobraram apenas alguns escombros e a vendinha de dona Delmira, que carrega a história da região na ponta da língua e faz questão de contar para cada um dos visitantes que passa por lá. A história, claro, vem carregada de causos, como a visão de luzes à noite e almas penadas. Vale a pena parar uns minutinhos para ouvir tudo com atenção.

Jericoacoara

Dona Delmira

Jericoacoara

Dali, passamos pela Nova Tatajuba, para onde boa parte das famílias da cidade destruída se mudou, e fomos à Duna do Funil, onde se pode descer de esquibunda por R$ 5. Não estava muito animado para ficar com areia até nos ossos, então passei a oportunidade, mas fiquei assistindo à galera escorregando em um toco de madeira e, prometo, que um dia desço lá só para contar para vocês. Estava também muito preocupado com as minhas câmeras durante o passeio. O vento carregado de areia fazia com que, ao todo tempo, eu tivesse que limpar as lentes ou mesmo guardar o equipamento para não danificar nada.

Jericoacoara

Nova Tatajuba

Jericoacoara

Duna do Funil

Jericoacoara

O próximo destino era a Lagoa da Torta. Geralmente os visitantes que passam por ali acabam sendo levados pelos bugueiros para as barracas mais lotadas. Ainda bem que nosso amigo bugueiro Francisco sabe das coisas e, enquanto todos os buggies iam para um lado, nó seguimos para outro, onde fica o CarnauBar. O lugar, na beira da lagoa, com as famosas redes dentro d’água, pertence ao gaúcho Márcio, que largou tudo no Rio Grande do Sul para viver o sonho de morar em Jericoacoara. O lugar é lindo, todo construído de madeira, com as carnaúbas integradas à arquitetura. A comida, então, nem se fala. Provamos um tal de camarão pururuca que estava uma delícia.  No lugar, Márcio tem também uma hospedagem em bangalôs bem rústicos, mas bem arrumados e rodeados pela beleza do lugar. O lugar perfeito para quem está em busca de paz e tranquilidade.

Jericoacoara

CarnauBar

Com muito trabalho acumulado nos últimos dias, tiramos o resto do dia para editar vídeos, tratar fotos, escrever posts, atualizar redes sociais e planejar o restante da viagem. Realmente não é fácil viajar, curtir e, ao mesmo tempo, manter todo o trabalho em dia, mas com disciplina e disposição, estamos conseguindo. Amanhã temos mais um dia de muitos passeios por Jericoacoara e nos despedimos do Ceará em direção ao Piauí.

Jericoacoara

O “Descobrindo o Brasil” é um projeto dos blogs Sem Destino e Vou Contigo que vai desbravar algumas das praias menos conhecidas do Nordeste. Conheça nossos parceiros: Ford Novo EcosportHostelling InternationalMinistério do TurismoMinube e iPostal.

Para receber postais do Sem Destino gratuitamente durante a viagem basta fazer um cadastro clicando neste link.

E aproveite para seguir todas as redes sociais do Sem Destino:

jericoacoara

Um comentário

  1. Luciana Bordallo Misura (1 year ago)

    Gente, essa viagem esta incrivel, e as fotos fantasticas! Estou aqui babando, da vontade de pegar o primeiro aviao prai…

Comments

© 2012 Blog Sem Destino. All rights reserved.
css.php
Get Adobe Flash player