‘Descobrindo o Brasil’ – De Icaraí de Amontada a Jericoacoara

By | September 29, 2012 at 9:24 pm | No comments | Descobrindo o Brasil | Tags: , , ,

Com 11 dias na estrada, chegamos à metade da viagem. Hora de fazer uma reflexão e pensar em tudo o que já vimos até aqui. Foram mais de 1,5 mil quilômetros rodados em todos os tipos de estrada, passando por 10 cidades, em dois estados, se hospedando em seis pousadas e albergues diferentes e visitando cerca de 20 praias.   No computador, 120 Gb de material, com 3,5 mil fotos e vídeos feitos com quatro câmeras. Em todos os lugares que paramos, conhecemos pessoas incríveis e tivemos muita dificuldade de ir embora de cada um deles.

(Veja todos os posts do projeto ‘Descobrindo o Brasil’)

Icaraí de Amontada

Hoje foi mais um dia de muito trabalho árduo descobrindo as praias do Nordeste. Amanhecemos em Icaraí de Amontada, após passar a noite na Pousada Malea, onde perdemos o medo e colocamos nosso Novo Ecosport para rodar na areia. O visual impressionante da praia, os barquinhos de pescador, pedras, algas, kites e cataventos renderam muitas imagens. Após conhecermos a VillaMango Beach Bungalows na noite anterior, tínhamos que voltar para ver como é o lugar durante o dia. Relaxamos um pouco em um lounge da pousada, seguimos viagem.

Jericoacoara

Jericoacoara

O destino era Almofala, mas pegamos um desvio para a Ilha do Guajiru após uma dica do Hekman, proprietário do VillaMango. Outro cenário de cair o queixo, com uma lagoa salgada emoldurada entre duas faixas de areia, colorida pelos barcos de pescadores e as velas dos kites passando de um lado para o outro. Como boa parte dos destinos nesta parte do Nordeste, Icaraí de Amontada e a Ilha do Guajiru foram invadidas por centenas de praticantes de kite, muitos deles estrangeiros. No bar onde paramos para almoçar, o 7 BeauFort Brasil, que também é uma escola de kite, ouvimos línguas de todo o mundo, do proprietário alemão a grupos de franceses e outros europeus.

JericoacoaraIcaraí de Amontada

Após “descobrirmos” praias menos conhecidas, era a hora de partir para algo mais popular. Apesar do objetivo do projeto, seria impossível passar por Jericoacoara sem parar para apreciar o belo por do sol e toda a agitação da cidade. Após alguma indecisão sobre colocar ou não o Ecosport para fazer a trilha até Jericoacoara, com medo de atolar o carro novinho, chegamos à conclusão de iríamos nos arrepender se não tentássemos. Baixamos a calibragem do pneu para 18 Psi, arrumamos um guia e fomos em frente. Acabou sendo mais tranquilo do que esperávamos. Vencemos todos os areais com facilidade e ainda chegamos a Jericoacoara a tempo de apreciar o belo por do sol.

Icaraí de Amontada

Fomos recebidos na cidade pelo amigo Ramis, proprietário do Jeri Brasil Hostel, da rede Hostelling International. Tempo de deixar as coisas no quarto e sair correndo para a praia a tempo de pegar o encontro do sol com o mar. E ainda rolou um excelente sorvete na Gelato & Grano. Á noite, um dos crepes mais gostosos que eu já comi na vida, na Creperia Naturalmente. Pronto, fechamos o dia com chave de ouro. E ainda tem mais 12 dias de viagem… como em todas as cidades onde paramos, vai ser bem difícil ir embora de Jericoacoara.

Jericoacoara

O “Descobrindo o Brasil” é um projeto dos blogs Sem Destino e Vou Contigo que vai desbravar algumas das praias menos conhecidas do Nordeste. Conheça nossos parceiros: Ford Novo EcosportHostelling InternationalMinistério do TurismoMinube e iPostal.

Para receber postais do Sem Destino gratuitamente durante a viagem basta fazer um cadastro clicando neste link.

E aproveite para seguir todas as redes sociais do Sem Destino:

icarai de amontada

Comments

© 2012 Blog Sem Destino. All rights reserved.
css.php
Get Adobe Flash player