Descobrindo o Real Gabinete Português de Leitura

By | September 5, 2012 at 12:58 am | One comment | Rio de Janeiro, TV Sem Destino | Tags: ,

Quem passa apressado pela rua Luís de Camões, no Rio de Janeiro, nem tem ideia de que bem ali, no prédio de número 30, está uma das bibliotecas mais bonitas do mundo, o Real Gabinete Português de Leitura. Um misto de escola do Harry Potter com biblioteca da Bela e a Fera, o Real Gabinete começou a ser construído em 1880 e levou sete anos para ficar pronto. Seu estilo é o neomanuelino, principal forma de arquitetura do romantismo português. Sua fachada foi inspirada no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, e traz estátuas de quatro portugueses importantes: Pedro Álvarez Cabral, Luis de Camões, Infante Dom Henrique e Vasco da Gama.  A pedra fundamentel do prédio foi lançada por ninguém menos que nosso imperador D.Pedro II, sendo inaugurado posteriormente pela sua filha, a Princesa Isabel. A abertura ao público aconteceu em 1900.

Abaixo, o vídeo que fiz da visita ao Real Gabinete Português de Leitura para a promoção do Carioquinha.

No interior, o lugar é ainda mais bonito e imponente. São três andares com estantes de madeira rodeando o prédio, contendo 350 mil livros, a maior coleção de obras portuguesas fora de Portugal. Entre os exemplares estão uma edição de Os Lusíadas, de Camões, datando de 1572, entre outros livros antigos e raros. O teto do salão também é uma obra de arte, com um candelabro descendo de uma clarabóia trabalhada em ferro. O Real Gabinete Português de Leitura é um daqueles lugares do Rio que eu ouvia falar, já tinha passado na porta, mas nunca havia entrado. Corrigi o erro e devo dizer que fiquei feliz por isso. Difícil imaginar algo tão deslumbrante escondido no Centro do Rio de Janeiro.

Real Gabinete Português de LeituraReal Gabinete Português de Leitura

Real Gabinete Português de Leitura

Além da literatura lusófona, o Real Gabinete Português de Leitura possui ainda uma pinacoteca, uma galeria e obras espalhadas pelo prédio. Uma delas é o Altar da Pátria, feito de prata, marfim e mármore celebrando o descobrimento do Brasil. Há ainda concertos e exposições realisadas na biblioteca. O Real Gabinete Português de Leitura é uma instituição sem fins lucrativos fundada por 43 portugueses para promover a cultura portuguesa no que era, então a capital do império. Apesar de ser uma biblioteca aberta ao público, ela não pertence ao governo e se mantém através de investimentos privados. A visitação é gratuita.

Real Gabinete Português de LeituraReal Gabinete Português de Leitura

Serviço:
Real Gabinete Português de Leitura
Rua Luis Camões, 30 – Centro – Rio de Janeiro
Tel: (21) 2221-3138
Funcionamento: Segunda a sexta das 9h às 18h
Site: http://www.realgabinete.com.br/

rua luis camoes, 30 rio de janeiro

Um comentário

  1. Ana Paula Fidelis (1 year ago)

    Adorei o vídeo e o post! Visitei a biblioteca uma única vez e há muitos anos, mas lembro-me de ter ficado boquiaberta com sua beleza! : )

Comments

© 2012 Blog Sem Destino. All rights reserved.
css.php
Get Adobe Flash player