Parque del Retiro, Madri

By | September 2, 2012 at 10:24 am | 2 comments | Espanha | Tags: ,

O Parque del Retiro, bem no meio de Madri, é o lugar perfeito para fugir da agitação da cidade e curtir um pouco de paz e sossego. Bom, isso se não for em um fim de semana, quando milhares de madrilenhos e turistas têm a mesma ideia e o parque fica bem cheio. Esse pessoal é atraído pelos 130 hectares recheados de árvores, museus, palácios, lagos e diversas opções de lazer.

O Parque del Retiro começou sua história como um retiro real (daí o seu nome) em 1632, construído pelo rei Felipe IV, e só foi aberto ao público em 1868. Do palácio Buen Retiro original, sobraram apenas dois prédios, sendo que os outros foram destruídos durante a guerra napoleônica. Em um deles está o museu do exército, que conta a história militar da Espanha, enquanto o outro abriga o Casón del Buen Retiro, com pinturas dos séculos 19 e 20. Outra construção que encanta os visitantes do parque é o Palácio de Cristal, construído em 1887 pelo arquiteto Ricardo Velázquez Bosco copiando o Crystal Palace de Londres. Em seu início, foi usado para abrigar plantas exóticas, mas hoje é palco de exposições de arte contemporânea. Bom, quando estive lá na última vez, havia apenas um escorrega de concreto com algumas projeções, mas o resto da construção estava vazio. Mesmo assim, vale a pena apreciar a construção, que conta ainda com um belo lago com chafariz na frente. Ali perto está o Palácio Velázquez, projetado pelo mesmo arquiteto, em 1884, que também abriga exposições temporárias.

Parque del Retiro, madri

Palácio de Velázquez

Parque del Retiro, madri

Palácio de Cristal

Parque del Retiro, madri Parque del Retiro, madri Uma das maiores atrações do Parque del Retiro é o Estanque del Retiro, um grande lago artificial adornado pelo monumento ao Rei Afonso XI. A diversão aqui é alugar um barquinho a remo e passear pelo lago ou simplesmente deitar sobre as àrvores no gramado ao redor e apreciar o vai e vem. No calor do verão madrilhenho, cujas temperaturas podem ultrapassar os 45 graus, muitos se arriscam a um mergulho… mas eu não recomendo. Parque del Retiro, madriParque del Retiro, madriParque del Retiro, madriPara os amantes das flores, a Rosaleda, ou jardim das rosas, é uma atração que encanta, com espécies trazidas de jardins de toda a Europa. Próximo à Rosaleda está a Fuente del Angel Caido, uma das únicas estátuas dedicadas a Satã em toda a Europa. Há ainda o Paseo de las Estatuas, com uma série de obras de arte dedicadas aos monarcas da Espanha.

Parque del Retiro, madriParque del Retiro, madriParque del Retiro, madri

Uma das atrações que eu gostaria de ver no Parque El Retiro, mas acabei não tendo tempo, é o teatro de fantoches do parque, com programação sempre aos sábados e domingos. Aliás, ver todas as atrações do parque é algo que não dá para fazer de uma vez só. Na minha primeira visita, em 2003, eu vi algumas e deixei outras para uma próxima visita, o que acabou acontecendo em 2011… e mesmo assim ainda não consegui ver tudo.

Veja o mapa com algumas das atrações do parque: Parque del Retiro, madri

parque del retiro madrid

2 Comentários

  1. Ludmy (2 years ago)

    Meu cantinho de paz e verde nessa cidade linda. Amei as fotos, como sempre! ;)

  2. umOlharViajante (4 months ago)

    Eu adorei o Parque do Retiro! é lindíssimo! só tenho pena de não o poder ter explorado mais e melhor!

Comments

© 2012 Blog Sem Destino. All rights reserved.
css.php
Get Adobe Flash player