Ibiza… é mais barato do que você imagina

By | December 18, 2011 at 5:57 pm | 8 comments | Europa | Tags: , , , ,

Confesso que quando a minha mulher deu a ideia de irmos para Ibiza no aniversário dela, fiquei pensando o que eu ia fazer lá. Tendo deixado os meus dias de DJ de música eletrônica para trás, não me empolgava com a ideia de fazer um roteiro recheado de boates, acordando tarde e perdendo boa parte do dia. Ainda bem que, por ser aniversário dela, me deixei convencer… e não me arrependi. Ibiza é uma viagem tanto para jovens em busca de badalação quanto para famílias procurando somba e água fresca, e essa foi a primeira coisa que me surpreendeu. É possível fazer um roteiro que passe longe das festas, curtindo as praias e a beleza da ilha. É claro que, estando lá, não íamos deixar de conhecer alguns dos maiores e melhores clubs do mundo, mas isso não era o motivo principal da nossa viagem. A segunda surpresa veio ao descobrir que dá para curtir Ibiza gastando pouco.

Ibiza é um destino que merece mais do que dois dias de visita. Com cerca de 570 quiliômetros, conhecer todos os cantos da ilha e suas belíssimas praias requer algo em torno de cinco dias. Infelizmente eu não tinha esse tempo todo, então adotei a velha estratégia do que eu chamo de “turismo de resultados”. Foram três dias intensos, mas que valeram a pena.

Diferentemente do que possa parecer, viajar para Ibiza não é tão caro, a não ser que você entre no circuito de boates e #bonsdrink. Uma noite de festa pode arruinar suas finanças. Só para dar uma ideia, chegamos na ilha durante o fechamento da temporada, com todas as boates fazendo suas festas de encerramento. Na Ushuaia, o ingresso saia por 60 Euros, bico seco. Na Space, o valor subiu para 80 Euros. Mesmo assim, há algumas formas de você economizar na hora de curtir as baladas. Uma delas é comprar o ingresso com antecedência. Diversos bares, restaurantes, lojas e promotores nas ruas vendem os ingressos. O da Space estava saindo a 60 Euros para quem comprasse antes. Outra forma de economizar é ficar ligado nos promotores que ficam zanzando pelas praias distribuindo pulseiras. Algumas dão direito a desconto, outras ao valor inteiro da entrada. Uma das praias onde se pode encontrar esses promotores é a de Ses Salines. Aproveitamos uma dessas pulseiras e curtimos uma animada noite 0800 na Space logo no primeiro dia. Bom, para falar a verdade, não foi tão 0800 assim… os drinks custam absurdamente caro. Em uma vodka com Redbull, gastamos cerca de 30 Euros. Exatamente por causa disso, é muito comum você ver as pessoas bebendo nos arredores da boate antes de entrar (#ficaadica)

Se você quiser curtir uma boate de graça, tem o Bora Bora, que já teve seus dias de glória no passado, mas que hoje está entregue a um público, digamos, pouco atrativo. Estive lá, curti a música, mas realmente não conseguimos ficar muito tempo.

Hospedagem em Ibiza também não é um bicho de sete cabeças. Há diversos bons hotéis com preços bem camaradas. Um deles é o Maritimo, na praia de Ses Figueretes, vizinha a Platja d’en Bossa, onde ficam algumas das melhores boates. O hotel fica em frente à praia e nós alugamos um excelente quarto com vista para o mar e todas as comodidades por cerca de 30 Euros a diária. Isso mesmo, menos de R$ 70 reais por um apartamento em frente à praia em um dos lugares mais badalados do mundo. Se fosse no Brasil, um hotel assim não sairia por menos de R$ 200. Outra opção na mesma rua do Maritimo é o Luxmar. Mesma comodidade e preços parecidos. Para quem gosta de albergues, o Hostal Giramundo é uma boa opção. O bom desses dois hotéis e do albergue é que eles ficam ao lado de um estacionamento público (e gratuito). Isso é muito importante, já que em Ibiza alugar um carro é mais do que necessário, e nem sempre é fácil (ou barato) arrumar um lugar para estacionar por lá, ainda mais na alta temporada.

O aluguel de carro na ilha é impressionantemente barato. Alugamos um pequeno Kia Picanto de quatro portas com ar condicionado por cerca de 30 euros a diária… um pouco mais com o seguro. O aluguel foi feito pela internet com a Ibiza Rent a Car e o carro foi retirado e devolvido no aeroporto. Outra opção ainda mais barata é locar uma scooter, mas eu não recomendo. A ilha é grande e o deslocamento pode ser demorado rodando a 50 km/h. Além disso, o carro proporciona espaço para levar toalha, câmeras e afins e você ainda pode deixar tudo no veículo enquanto dá um mergulho. O aluguel da motinha sai por cerca de 15 Euros por dia.

Rodar por Ibiza não é complicado e dá para se guiar apenas com o mapa. Mesmo assim, um GPS pode ajudar a chegar em alguns lugares um pouco mais escondidos. As placas estão todas em Ibicenco, o dialeto nativo, uma variação do catalão, que junto com o espanhol são as línguas locais da ilha. Em Ibicenco, Ibiza é Eivissa e platja é praia. É comum alguns mapas virem em espanhol e, em vez de Ses Figueretes ou Ses Salines, como está escrito nas placas de trânsito, você vai encontrar Las Figueretas ou Las Salinas.

Uma coisa que os hotéis não têm é wi-fi gratuito. Há máquinas de wi-fi no lobby, mas o valor é absurdamente alto. Cerca de 1 euro por cinco minutos. Se você, como eu, é viciado em redes sociais, pode acabar gastando um bom dinheiro. Agora, se você aceitou minha sugestão e vai se hospedar em um dos hotéis que eu indiquei, almoce ou tome café da manhã no restaurante do Giramundo, o Macondo, e aproveite para pedir a senha do wi-fi deles.

Esses hotéis mais baratos também geralmente não têm café da manhã incluído na diária, mas isso também não é problema, pois comer em Ibiza também pode sair barato. No entorno dos hotéis de Ses Figueretes, na Carrer de Ramón Muntaner, é possível encontrar boas opções para você matar a sua fome matutina, vespertina ou mesmo noturna. Uma delas é o próprio Macondo. Outras são o Puerta del Sol e o Es Gresol.

Ok… já dei todas as dicas para você curtir a sua viagem a Ibiza com economia, agora é hora de falar sobre as atrações do lugar… Mas isso vai ficar para um outro post. Aguardem!!!

8 Comentários

  1. Edson de Ávila (1 year ago)

    Boa tarde, qual é a estadia hoje na Espanha?

  2. Pedro Serra (1 year ago)

    Edson,

    não entendi a sua pergunta.

    Abs

  3. michel (1 year ago)

    Ola, suas dicas realmente sao de grande importancia para quem vai para ibiza, vivo em milao e nesse verao de 2012 resolvi fazer algo de diferente, vou para ibiza.rsssssss…. ja fiz reservas de passagens, hotel e ingressos para algumas festas, mas estou com dificuldades de encontrar agencias de “RENT A CAR” com precos legais, te pergunto o nome da agencia que vc alugou o carro em ibiza? e quais foram as regras e exisgencia para o aluguel? te agradeço pela preciosa informacao =)

  4. Pedro Serra (1 year ago)

    Michel,

    eu aluguei o carro com a Ibiza Rent a Car (http://www.ibizarentacar.es/). Nós reservamos pela internet e pegamos o carro logo na chegada no aeroporto, em um guichê ao lado do desembarque.

    Um abraço,

    Pedro

  5. lucas nunes vicentini (1 year ago)

    pedro, para realizar uma viajem dos sonhos, no meu caso ibiza, eu preciso ter em mãos +- quanto em valor, com todas as suas dicas em pratica ?

  6. Ses Salines, a melhor praia de Ibiza (1 year ago)

    [...] (Leia também: Ibiza… é mais barato do que você imagina) [...]

  7. Destaques da Semana 26 | RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (1 year ago)

    [...] Destino, por Pedro Serra: Ibiza… é mais barato do que você imagina. A ilha de Ibiza é mundialmente famosa por ser um dos destinos mais festeiros da Espanha. Algumas [...]

  8. Camila (4 weeks ago)

    Ola Pedro! Estamos querendo passar a lua de mel em Ibiza.. mas ate agora so encontramos pacotes muito caros.

Comments

© 2012 Blog Sem Destino. All rights reserved.
css.php
Get Adobe Flash player