Restaurante de culinária pré-histórica faz sucesso em Berlim

By | November 4, 2011 at 4:14 pm | No comments | Europa | Tags: , ,

Enquanto chefs como o badalado Ferran Adriá vêm buscando alimentos cada vez mais elaborados, há uma turma que anda na contra mão e trabalha com os olhos no passado, relembrando as origens de nossa culinária. Desse pensamento, digamos, nostálgio surgiu o restaurante Sauvage, em Berlim. Aqui, a culinária é rústica… bem rústica. Orgulhosamente anunciado como ‘o primeiro restaurante de cozinha paleolítica da Europa’, o Sauvage remonta aos tempos em quem nossos ancestrais eram caçadores há mais de dois milhões de anos. Sendo assim, não espere encontrar pão, queijo ou açucar nem na mesa nem nos ingredientes utilizados no preparo dos alimentos.

Sauvage - Foto: Adam / Gluteinfrei in Berlin

Isso é uma boa notícia para as pessoas que não podem comer glúten, como o amigo Adam, do blog Glutenfrei in Berlin, que dá dicas sobre como sobreviver na capital alemã sem ingerir glúten.  São dele as fotos que ilustram essa matéria e algumas das informações sobre o restaurante vieram de um ótimo review sobre o Sauvage em seu blog.

Sauvage - Foto: Adam / Gluteinfrei in Berlin

Sauvage - Foto: Adam / Gluteinfrei in Berlin

Os ingredientes básicos da culinária pré-histórica são vegetais, carne, peixe, ovos, óleos, sementes e ervas. Segundo o site do Sauvage, todos os ingredientes vêm de fazendas de produtos orgânicos ou ‘selvagens’ e a culinária é baseada na dieta dos nossos ancestrais préhistóricos, mas não pretende imitar exatamente a maneira como eles comiam (o que é uma boa notícia): “A cozinha paleolítica combina a ciência evolutiva com a culinária contemporânea e métodos ancestrais de preparo dos alimentos”.

Sauvage - Foto: Adam / Gluteinfrei in Berlin

A decoração do restaurante também reproduz essa atmosfera estilo tempo das cavernas e a simplicidade vai além, começando pela iluminação à luz de velas. Não há cardápios, apenas os pratos que serão servidos naquela semana escritos em um quadro negro, e o menu muda quase semanalmente.

Sauvage - Foto: Adam / Gluteinfrei in Berlin
Sauvage - Foto: Adam / Gluteinfrei in Berlin

O fato de estar em Neukolln, um pouco distante das rotas turísticas, pode desanimar alguns preguiçosos… mas pelo que eu pesquisei, a àrea vale um passeio e tem também outros bons restaurantes e cafés. Para chegar lá, basta pegar o trem U8 na Alexanderplatz. Como o restaurante possui apenas 40 lugares, vale a pena fazer reserva antes de se aventurar por lá.

Serviço – Sauvage
Terça a domingo – 18h às 24h
Pflügerstrasse 25, 12047 – Neukolln, Berlin
Tel: 030/53167547
Facebook - Site
reservations@sauvageberlin.com

Comments

© 2012 Blog Sem Destino. All rights reserved.
css.php
Get Adobe Flash player