Cuba, modo de usar #1 – Dinheiros e banheiros

By | April 26, 2011 at 6:13 pm | 23 comments | Cuba | Tags: , ,

Conheço alguns lugares diferentes pelo mundo, mas posso dizer que nunca estive em um lugar tão peculiar quanto Cuba. As idiossincrasias do país vão além dos aspectos culturais e se misturam na política e a economia. Mas também, o que se podia esperar de um país comunista em pleno caribe. Para ajudar àqueles que pretendem visitar a terra de Fidel, separei aqui uma lista de dicas e explicações, para que vocês não passem alguns dos perrengues que eu tive que passar. (Leia também: dicas sobre hospedagem em Cuba)

(Click here for the English version)

havana vieja cuba

Prédio em Havana Vieja - Foto: Pedro Serra

Dinheiro – Cuba tem duas moedas: o peso cubano e o peso cubano conversível. A primeira é a moeda usada pela população local, praticamente sem valor. Um Euro vale cerca de 25 pesos cubanos. Só para dar uma ideia, uma Coca-Cola ou uma cerveja custam cerca de um Euro, sendo assim, para um Cubano médio, que recebe cerca de 25 Euros por mês, o refrigerante custa uma verdadeira fortuna. Já o Peso Cubano Conversível, conhecido como CUC, é a moeda internacional, o dinheiro idealizado pelo regime de Fidel para conter a desvalorização da moeda nacional. Um CUC vale o mesmo que o Dólar.

(Busque voos para Havana / Pesquise hotéis em Havana)

pesos cubanos cuba

Dez pesos cubanos conversíveis (CUC)

Onde comprar CUCs e Pesos Cubanos?
Nunca vi uma casa de câmbio brasileira vendendo moeda cubana, então deixe para trocar o seu rico dinheirinho em Cuba. O valor do câmbio é fixo por lá e você não vai ter problemas em encontrar casas de câmbio. Há várias no aeroporto, em Havana e até nas menores cidades há sempre uma na praça principal (com duas moedas circulando no país e muita gente recebendo dinheiro de parentes em outros países, trocar dinheiro é parte da rotina dos cubanos).

Vinte pesos cubanos

Vinte pesos cubanos

Pesquise Preços

Qual moeda devo levar para trocar em Cuba?
Esqueça o Dólar Americano. Fidel não gosta deles e criou várias medidas para impedir a sua circulação (ou pelo menos lucrar com ela). O Dólar vale o mesmo que o Peso Cubano, mas você paga uma taxa de cerca de 15% em cima do câmbio. O melhor é levar Euros.
Quanto devo trocar?
Depende do seu ímpeto e do roteiro. Se vai para Varadero, quer curtir bons restaurantes em Havana, vai ficar em hotel e  andar de taxi, pode calcular como se você estivesse indo para a Europa. Os preços para turistas são todos em CUC, então pense como se estivesse gastando em Dólares.
Agora, se você pretende viver mais espartanamente, se hospedar em casas particulares, buscar locais mais baratos para comer e se deslocar de Almendrón (o taxi coletivo de Cuba), aí seus custos baixam muito. Pode calcular uns 50 CUC por pessoa por dia, contando a estadia.
Onde devo usar cada uma das moedas?
o restaurantes que aceitam a moeda local vão fazer a conversão (e cobrar mais caro) quando virem que você é turista. O dinheiro local você conseguirá usar nas vendas de pizzas e sanduiches que funcionam na rua, em cidades menores, em ônibus e no Almendrón. Por isso, é melhor comprar pouco da moeda local. Para dar uma ideia, cruzar Havana em um Almendrón custa 15 Pesos Cubanos e um pedaço de pizza em uma venda custa três pesos cubanos.

almendron cuba

Almendrón - o transporte coletivo dos cubanos - Foto: Pedro Serra

Onde posso usar cartão de crédito?
Em quase um mês em Cuba, eu não fui a nenhum lugar que aceitasse cartões de crédito. Me disseram que existe, mas eu não vi.
Uma curiosidade… as moedas e notas de três pesos cubanos têm a imagem de Che Guevara e são muito disputadas pelos turistas. Há pessoas vendendo essas moedas em Havana Vieja (a parte mais turística da cidade) por 1 CUC. Evite comprá-la e espere que certamente você receberá uma de troco quando usar a moeda local.

che guevara cuba

Nota de três pesos cubanos com a imagem de Che Guevara

Baño Cubano
Passando a questão financeira, vamos a outra – mais básica, mas não menos importante – os banheiros.  Talvez o banheiro em Cuba merecesse um post à parte, mas vou tentar resumir tudo por aqui. Algo tão básico como fazer suas necessidades fisiológicas não deveria ser uma questão, mas lembre-se que você está em Cuba, em um regime dito socialista e refém de um embargo econômico. Pois bem, tendo dito isso, a primeira dica que eu posso dar é: tenha sempre um rolo de papel higiênico na mochila. A segunda dica é: se você vir uma folha de jornal em um banheiro, saiba que elas NÃO estão ali para serem lidas… if you know what I mean. Papel higiênico é um ítem de luxo, que você só vai encontrar nos banheiros de restaurantes chiques e hotéis de luxo (e mesmo assim, não é sempre que isso acontece). Ah… assentos de privada também são algo pouco comum por lá. Vale treinar o procedimento em casa antes de ir para Cuba.

havana cuba

Rua de Havana - Foto: Pedro Serra

Se você for se hospedar em uma casa particular e te oferecerem um “banheiro cubano”, saiba que isso significa que não terá água corrente. Este também é um luxo que nem todos os cubanos possuem. Fui a uma casa de um pessoal que seria a “classe média” cubana, e tive que usar uns baldes com água no chão para dar descarga e lavar as mãos. Dica: leve lenços humidecidos.
Tenha sempre moedas trocadas de 0,5 CUC, ou notas de um peso cubano, para os banheiros públicos. Os banheiros lá podem não ter água, nem papel higiênico, nem assentos, mas sempre terá uma pessoa tomando conta e esperando que você deixe uma gorjetinha no pratinho na entrada (às vezes isso lhe rende um pedaço de papel de pão ou jornal para você se limpar).
Apenas de todas essas questões, não encontrei banheiros muito sujos durante a viagem e não tive problemas.
No próximo capítulo vamos falar sobre hospedagem em Cuba.
Leia também:
Cuba – uma introdução
Vídeo sobre Havana Vieja

23 Comentários

  1. Rapha Aretakis (3 years ago)

    Muito bom! Adorei!
    Essa nota de 3 pesos é linda.

  2. Letícia Alberich (3 years ago)

    Pedrinho, tudo bem? Muito tempo! :)
    Estive em Cuba no ano de 2008, adorei! Mas lendo sobre banheiros, me lembrei de uma horrível (ou, hoje, engraçada).. Estávamos eu e meu marido passeando pelo (fétido) bairro chinês (vc foi lá?). O lugar é IMUNDO, fedido como nunca vi na vida, molhado, uma porcaria. Acabamos indo parar lá por conta de um guia de viagem, enfim.. Quando já estávamos quase passando mal pelo mau cheiro vi uma cena que… Simplesmente um senhor estava no MEIO da rua LAVANDO um vaso sanitário. Entendeu? O vaso estava usado, Pedro.. E o tio cubano-chinês no meio da rua com um balde de água.. Cheguei a tremer de pavor! O cara usa, leva para a rua, lava e coloca no banheiro para usar novamente.. Aff!! Mas, tirando esse único fato nojento e horrendo, nós adoramos Cuba (fomos a Varadero, Maria la Gorda e Havana). Conhecemos muitos lugares, pessoas e coisas interessantíssimas!

  3. danielle m (3 years ago)

    Tô adorando as dicas, vou pra Cuba em julho! Convém deixar esse itens básicos por lá? Eles se sentiriam ofendidos?

  4. Rejane (3 years ago)

    Olá, tudo bem??
    Você sabe se existe alguma forma de descobrir o telefone de uma pessoa em Cuba? Tenho um amigo cubano que esteve recentemente no Brasil a trabalho, ele é musico e trabalha com a cantora francesa Agnés Joiu ele é seu guitarrista. Então, eu perdir o numero do celular dele, comprei um cavaquinho para presentea-lo pois o mesmo adorou…Mas como perdi o numero do cel queria ver uma forma de enviar para Cuba mas antes precisaria falar com o mesmo por tel, já que lá ele não tem acesso a internet. Ele só terá acesso daqui 5 meses quando voltar para França na nova turnê!
    Poderia me ajudar?? :(

  5. Pedro Serra (3 years ago)

    Rejane,

    eu tenho alguns amigos em Cuba, e posso tentar localizá-lo… você tem mais dados sobre ele?? Nome, onde mora ou algo assim?

    Um abraço,

    Pedro Serra

  6. Rejane (3 years ago)

    Oi, pedro!
    Obrigada por responder..Então, ele se chama Roberto Gonzalez Hurtado, ele mora em Havana mas o bairro eu não sei. :(
    Sei que ele tem um grupo folclorico na cidade e que toca na noite. Acredito que ele seja conhecido por lá, pois ele viaja o mundo à fora com a Agnés Joiu.
    Ele esteve aqui na virada cultural, tocou no teatro em Jundiaí e em Ribeirão, em seguida foi para Argentina e de lá retornaria para Cuba.
    Ah, aproveitando você tem alguma ideia se terei algum impeditivo para enviar o instrumento por parte da fiscalização no aeroporto ou na cidade? Já que lá quase nada se pode fazer…
    Um beijo.

    Rejane.

  7. Gustavo Passos (2 years ago)

    Parabéns pelas dicas. Iremos para Cuba em dezembro/11 e faremos uso das suas dicas. Passaremos uns dias em Havana e outros em Cayo Largo. Levar Euro é melhor né? Grande abraço.

  8. Pedro Serra (2 years ago)

    Sim… leve euro ou dólares canadenses. Nada de levar dólares americanos, pois eles cobram uma taxa em cima.

  9. Adriana (2 years ago)

    Gostaria de dica de site sobre casas particulares. Mandei um e.mail para algumas do cubalocal há uns 10 dias e não me responderam… Obrigada!

  10. Pedro Serra (2 years ago)

    Adriana,

    as casas particulares vão ser tema de um outro post, mas eu ainda não tive tempo de fazer. Posso dizer que me hospedei umas duas vezes assim e valeu muito a pena. Primeiro porque você conhece mais sobre a cultura do local, e segundo porque é bem mais barato que hotel. Quanto ao email, relaxe, pois a internet em Cuba é à manivela e às vezes eles têm dificuldades até em checar e responder emails.

    vou ver se consigo adiantar o post sobre as casas particulares e te aviso.

    Um abraço,

    Pedro

  11. The adventure of studying cinema in Cuba (2 years ago)

    [...] around US$ 1.2 thousand (if you want to know more about the Cuban money and its particularities, read this post – no English version yet). Another night of editing – Foto: Pedro Serra Dawn after a night [...]

  12. A aventura de estudar cinema em Cuba (2 years ago)

    [...] também: Cuba, modo de usar #1 – Dinheiros e banheiros) Sala do meu apartamento – Foto: Pedro Serra Vista da janela do meu quarto – Foto: Pedro Serra [...]

  13. Edie (2 years ago)

    Olá rapaziada sou mochileiro, quanto devo levar mais ou menos de dinheiro para conhecer Cuba e qual moeda levo para fazer troca, eu li que o Euro é melhor para se levar e quanto vale um Euro em dinheiro cubano, para que eu possa ter um parâmetro de câmbio, quero ficar 15 dias lá. Outra coisa comida (quanto sai um almoço e café da manhã) e dormitório é tranquilo? (obs: não quero luxo, algo simples, preciso de valores ) e alguém sabe se alugam bicicletas por lá e quanto sai? Desculpa as perguntas é que já fui em lugares que até Deus não põe os pés,kkk. Mas como Cuba é diferente de outros Países preciso de referências básicas. Ah outra coisa que lembrei água potável aonde pode-se encontrar para comprar e qual valor.

  14. Pedro Serra (2 years ago)

    Edie,

    a pergunta sobre o dinheiro e quanto levar está respondida no próprio post. Quanto a hospedagem, estou fazendo um outro post que vou publicar na segunda-feira falando sobre as casas particulares.

    Não tive problemas para encontrar água por lá e, mesmo nos piores lugares, quando bebi água sem ser de garrafa, não tive problemas. Eles alugam bicicletas em Havana com certeza, mas não sei informar o valor.

    Um abraço,

    Pedro

  15. Cuba guide: money and bathrooms (2 years ago)

    [...] (Clique aqui para a versão em Português) Prédio em Havana Vieja – Foto: Pedro Serra [...]

  16. perola teixeira (2 years ago)

    Oie Pedro amei a dica, o prpblema eh que tdas as agencias que contatei so quer fazer reserva em hotel 5 ou 4 estrelas. Como vou sozinha queria saber o esquema de me hospedar em casa de cubanos assim vou ter como curtir mais e poder ficar mais tempo. Qnd vc foi, qual foi o seu processo, desculpe ser leiga nisso mas o unico lugar que fui na vida foi pros states e foi uma puta de um trabalho horrivel.

  17. Cuba modo de usar #2 – Hospedagem (2 years ago)

    [...] no bolso também. Um quarto em uma dessas casas sai a CUC 20, o equivalente a cerca de 20 Euros (leia este post para entender sobre o dinheiro cubano). Você ainda vai gastar cerca de CUC 3 pelo café da manhã e CUC 8 pelo jantar. Quarto em uma das [...]

  18. Pedro Serra (2 years ago)

    Perola,

    acabei de publicar um post sobre as Casas Particulares de Cuba: http://blogsemdestino.com/2012/04/24/cuba-hospedagem-casas-particulares/

    Um abraço,

    Pedro Serra

  19. Floridita, Cuba - Onde Hemingway tomava seus daiquiris (1 year ago)

    [...] é excepcional, mas custa 6 CUC, ou cerca de R$ 14 (para entender melhor o dinheiro cubano, leia este post aqui). Mas, como em todos os lugares mais turísticos, o preço é alto, comparável a de bares mais [...]

  20. REGINA ELENA (1 year ago)

    Olá. Eu e meu marido estamos planejando viajar pra Cuba em julho de 2013. Mas estamos com muitas dúvidas, do tipo: em qual companhia aérea viajar, qual o tempo de duração da viagem, como contactar as casas particulares, o que comer (sou quase vegetariana, como algum peixe) etc. Você pode nos dar uma dica?

  21. Pedro Serra (1 year ago)

    Regina,

    eu fui pela Cubana de Aviación. Paguei US$ 900, mas tive desconto porque estava indo estudar na escola de cinema lá. Geralmente os voos vão pelo Panamá ou pela Venezuela. Se não me engano, foram umas 6 horas até Caracas e mais umas 3 até cuba. Quanto à hospedagem, escrevi esse post aqui: http://blogsemdestino.com/2012/04/24/cuba-hospedagem-casas-particulares/

    A comida lá não tem nada de diferente. Muita carne e peixe. Acho que você não vai ter problema em encontrar comida sem carne, mas não posso te ajudar muito nesse quesito, pois não fui a muitos restaurantes lá. Vale você perguntar para os donos das casas particulares sobre isso.

    Um abraço,

    Pedro

  22. IRACEMA (1 year ago)

    pEDRO, DEVO TROCAR OS EUROS P/ PESOS CUBANOS OU cucS, QUAL O É O + FACIL P/ PAGAR-SE TRANSPORTE – TAXI, REFEIÇÕES, ETC, estou indo 26/1/13

  23. Nayara (1 year ago)

    Olá Pedro, estou indo para Cuba em Maio desse ano que gostaria de saber se posso levar Real para converter para CUC?? Ou é melhor Euro mesmo.

    Obrigada

Comments

© 2012 Blog Sem Destino. All rights reserved.
css.php
Get Adobe Flash player